quarta-feira, janeiro 25, 2006

Histórias de Desencantar - "A mulher do lenhador"

Era uma vez um velho lenhador que devido ao rigor do Inverno adoeceu. Então a sua esposa sempre muito prestável foi ela à floresta cortar lenha, única subsistência do casal. Porém, como a experiência no manuseio do machado era quase nenhuma, deixou-o cair ao rio adjacente à floresta.

Desesperada, a mulher apela aos céus, na intuito de aí encontrar alguma ajuda divina que a pudesse ajudar naquele momento tão complicado: "Valha-me Deus!!!". E Deus apareçe: "Porque choras assim mulher?". Ainda sem acreditar o que seus olhos viam, a mulher por momentos pensou estar a sonhar, mas a veradade é que num momento difícil, Deus decidira não deixar seus filhos desemparados. "Ó meu Deus, o meu machado caiu ao rio e como não sei nadar, não conseguirei cortar lenha. E sendo esse o único sustente da minha familia, morreremos de fome." - responde a mulher a Deus. Então Deus numa prova da sua inagualável bondade e grandeza, mergulha no rio gelado e fundo e volta com um machado, mas todo ele de ouro: "É este o teu machado, mulher?". A mulher ficou maravilhada com aquele machado, nunca tinha visto objecto tão lindo. Mas as suas origens humildes e a sua sinceridade falaram mais alto: "Não, meu senhor...sou pobre e não posso ter um machado assim tão belo e valioso". Então Deus, novamente numa prova de toda a sua grandeza, mergulha uma vez mais no leito do rio e de lá traz um machado todo ele de prata. Como da primeira vez, pergunta à mulher, se é este o seu machado. Mas novamente, a mulher rejeita. Numa última tentativa, Deus mergulha no rio...e desta vez encontra o machado certo, de madeira e gasto pelos anos de uso.

A mulher agradece com todo o seu coração o gesto de Deus. Este, feliz com a honestidade da mulher, decide presenteá-la com os três machados. Então a vida do casal muda por completo devido ao dinheiro que conseguem com a venda dos dois machados muito valiosos.

Após vários anos de ausência da floresta, o casal decide regressar aquele local onde durante tantos anos viveram. Mas como a sorte e o azar andam de mãos juntas, o antigo lenhador, num momento de distração cai ao rio. A mulher desesperada, pede novamente a Deus que a volte a ajudar. Deus, senhor todo misericordioso...vem ao seu encontro e perante aquela situação não hesita em mergulhar no rio para encontrar o lenhador. Para surpresa da mulher, o homem que Deus carrega nos seus braços é o Brad Pitt - "É este o seu marido?". A mulher responde: "É sim, meu Deus.". Deus tremendamente zangado: "Mulher desonesta e mentirosa. Como ousas tentar enganar-me - "Eu sou Deus todo poderoso..."

Mas a mulher pede mil perdões e tenta então explicar a Deus o porque de ter respondido sim: "Não é isso, meu Deus. É que pensei: se eu disser que não, o Senhor vai mergulhar de novo e trazer-me o Tom Cruise. Vou dizer que não e aí taz-me-á o meu verdadeiro marido. Como recompensa pela minha honestidadem dar-me-á os três homens. Como não posso praticar trigamia, achei melhor aceitar logo o primeiro que me trouxesse."

Deus, convencido pela justificação da mulher, deixa-a ficar com o Brad Pitt.

Meus amigos e visitantes, moral da história:
Mulher, quando quer, mente de uma maneira que até Deus acredita...à poix.